FitBank e goBlockchain anunciam parceria para explorar mercado de ativos tokenizados

O FitBank, fintech especializada no mercado de NeoBanking para negócios altamente escaláveis, e a goBlockchain, desenvolvedora de soluções blockchain para o mercado de capitais e integração tecnológica entre o mercado financeiro tradicional TradFi e as soluções crypto/DeFi, anunciam uma parceria estratégica destinada à tokenização de ativos financeiros e projetos estruturados. Com a parceria, o FitBank faz sua estreia na área de cryptotech e a goBlockchain fortalece sua presença em soluções relacionadas ao setor financeiro tradicional.

A união dessas duas empresas de tecnologia representa um passo significativo para a modernização dos serviços ofertados aos atores em mercados de capitais, reforçando o compromisso de ambas com a inovação e a excelência em um setor que tem a expectativa de atingir globalmente entre 4 e 5 trilhões de dólares de ativos tokenizados até 2030 (Fonte: Cointelegraph Citi Research).

Hoje, a goBlockchain se destaca oferecendo uma plataforma abrangente de tokenização de ativos para o mercado B2B. Já o FitBank se posiciona como uma plataforma completa em NeoBanking com soluções de crédito, bancarização e gestão inteligente dos pagamentos.

“Como nós, a goBlockchain é uma empresa de tecnologia que oferece seus serviços para terceiros. Com esta parceria, estamos aptos a facilitar negócios para empresas que atuam ou querem atuar com soluções que requeiram cripto tecnologia. Executamos em dezembro de 2023 mais de 60 milhões de transações no total e, somente para soluções de mercado de capitais, processamos mais de R$1,5 bi ao mês.  Começaremos lançando soluções em conjunto com a interconexão do mundo financeiro tradicional em reais no Brasil com soluções de tokenização em crypto tech e, em seguida, pretendemos avançar para outros casos no Brasil e replicar esse modelo para países onde já temos presença”, diz Herbert Moller, Chief Revenue Officer do FitBank.

Rener Menezes, CTO e founder do Fitbank comenta: “O time de tecnologia do FitBank sempre está trabalhando para entregar a vanguarda tecnológica, mantendo o foco na nossa missão de finanças automatizadas e inteligentes para nossos clientes. No fim de 2023 nos integramos ao consórcio da ABBC (Associação Brasileira de Bancos) no DREX e já conseguimos concluir com sucesso as nossas duas primeiras transações com um agente dentro e outro fora do consórcio. Nossa expectativa é que, com essa parceria junto à goBlockchain, possamos acelerar a entrega de soluções crypto tech para nossos clientes”.

Fernando Velicka, COO da goBlockchain, destaca: “As soluções oferecidas pelo FitBank estão perfeitamente alinhadas com os objetivos e a proposta da goBlockchain. Acredito que, juntos, poderemos proporcionar uma das soluções blockchain mais completas do mundo, integradas a produtos financeiros. Para nossos clientes é muito importante poder contar com a solidez e reputação do Fitbank para cuidar de seus depósitos e transações relacionadas ao mundo Fiat”.

Henrique Leite, CEO da goBlockchain, expressou sua satisfação com a parceria, afirmando: “Estamos extremamente felizes com essa colaboração. Estar ao lado de uma empresa como o Fitbank é motivo de grande orgulho para nós e valida que nossa estratégia está no caminho certo”.

Soluções completas e abrangentes

O FitBank é especialista em serviços financeiros, com soluções completas de BaaS. O fato de ser uma plataforma 100% nativa em nuvem e integrada no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) confere à infratech uma posição de destaque no mercado financeiro brasileiro. Só em 2023, foram mais de 210 milhões de transações processadas, impactando 80 milhões de usuários finais.

A plataforma desenvolvida pela goBlockchain proporciona uma solução abrangente, abarcando desde o login de acesso facilitado, passando pelo importante fluxo de KYC, até a gestão de tokens por meio de carteiras digitais individuais. Engloba também a administração, distribuição, compra e venda de tokens, ativação de mercados secundários de vendas e gestão de contas escrow. Essas funcionalidades são acessíveis através de uma integração simples via APIs ou de uma solução white label.

Após estabelecer parcerias com proeminentes empresas do setor financeiro como Cultinvest Asset Management e o Grupo Index, por meio do inovador projeto ForesToken, a goBlockchain busca fortalecer sua presença em produtos relacionados ao setor financeiro com a colaboração do Fitbank.  A expectativa da goBlockchain com essas parcerias é processar mais de R$ 500 milhões em ativos tokenizados até 2024.