Cryptogranjas estreia projeto de mineração blockchain com energia limpa Hathor Green

A Hathor Network, empresa de tecnologia blockchain certificada dentro do Sandbox da CVM, acaba de anunciar a Cryptogranjas, maior fazenda de criptomoedas da Argentina como primeira parceira estratégica do programa Hathor Green que oferece recompensas para os mineradores de blockchain que usam energia sustentável.

“Esta parceria faz parte do roteiro estratégico da Hathor para conquistar novos mineradores verdes, uma vez que a Cryptogranjas tem diversos projetos que estão ligados a questões que envolvem a preservação ambiental. Estamos confiantes que essa nossa primeira parceria abrirá caminhos para abraçar cada vez mais iniciativas como essa”, comenta Diego Guareschi, CMO da Hathor.

O programa oferece uma recompensa adicional de HTRs – tokens da Hathor Network – aos mineradores de blockchain que utilizam energia sustentável. “A mineração do HTR já é de baixo impacto ambiental porque o token é minerado em processo de merged mining com o bitcoin. Ou seja, qualquer mining pool ou minerador que minere Bitcoin, pode minerar Hathor ao mesmo tempo, de maneira colateral” explica Diego.

“Estamos entusiasmados em anunciar que começamos a minerar com a Hathor, expandindo nosso compromisso com soluções de blockchain sustentáveis. Na Cryptogranjas acreditamos em cultivar não apenas ativos digitais, mas também em promover colaborações que impulsionam a inovação sem comprometer nossos princípios eco-amigáveis. O Programa Hathor Green é um testemunho da sinergia entre nossas práticas de mineração sustentável e a visão da Hathor”, diz José Sarasola, CEO da Cryptogranjas. “Essa aliança nos permite integrar perfeitamente a mineração de HTR em nossa estrutura existente, desbloqueando novos caminhos para o crescimento sem incorrer em despesas adicionais. Juntos, estamos plantando as sementes de um futuro mais sustentável e próspero para todo o ecossistema de blockchain”, finaliza.

Para receber a recompensa extra, os participantes do programa devem fornecer provas de que fazem uso de uma fonte de energia renovável. Isto pode ser feito por meio do envio de documentos que comprovem a utilização ou do fornecimento de comprovante de compra de créditos de fontes de energia limpa para minerar. Quando aprovados, os mineradores receberão um bônus mensal em HTR que é calculado com base na porcentagem das recompensas de mineração.

De acordo com Diego, o programa faz alusão ao comprometimento da Hathor em promover práticas de mineração sustentáveis. “O Hathor Green é justamente uma iniciativa que tenta diminuir os danos ambientais por meio do incentivo do uso de energia limpa no processo de mineração. Para nós, é importante ter cada vez mais parceiros conscientes em termos de sustentabilidade e ESG. Esperamos que mais iniciativas semelhantes surjam e que a mineração de criptomoedas se torne cada vez mais sustentável “, comenta.

Fundada em 2018 a partir da tese de doutorado do brasileiro Marcelo Salhab Brogliato, CTO da empresa, a Hathor Labs desenvolve e mantém a Hathor Network, uma rede blockchain de primeira camada global focada em usabilidade e escalabilidade. A Hathor Network permite a criação de soluções em blockchain de maneira simples, rápida, escalável, segura e com zero custo de transações.