Após marketplaces, BC adia para todo mercado prazo para liquidação centralizada dos pagamentos

Criada com objetivo de gerar ganhos de eficiência e maior competitividade ao setor de pagamentos, a entrada em operação da polêmica centralização da liquidação de todas as transações feitas via cartão de crédito e débito na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) acaba de ser adiada. O Banco Central (BC) publicou ontem (23) a Circular nº 3.843, que prorroga para o dia 30 de outubro de 2017 o prazo final para a conclusão da primeira fase da implementação do modelo. O prazo estipulado originalmente era o dia quatro de setembro.

No final de julho o BC já havia publicado a circular 3842 que oficializou o adiamento até o dia 28 de setembro de 2018 para a inclusão dos “marketplaces” neste novo sistema. Em comunicado à imprensa, o BC afirma que essa extensão de prazo visa a reforçar as ações de segurança, objetivando uma boa transição para o novo modelo.

Segundo a nota, o BC vem acompanhando de perto a evolução do processo para implantação da liquidação centralizada de cartões, que representará um importante marco de evolução no sistema de pagamentos de varejo no Brasil.  Embora esteja em estágio avançado de evolução, o cronograma necessita adequação, em razão da complexidade do projeto, para realização de testes específicos visando a segurança do processo de migração para a nova sistemática.

Em outro comunicado publicado no início de agosto, o diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Reinaldo Le Grazie declarou que ao centralizar a liquidação das transações de pagamento em um ente neutro, elimina-se a necessidade de cada participante estabelecer conexão a vários sistemas de liquidação, reduzindo custos e proporcionando um ambiente mais competitivo, inclusive no que se refere ao mercado de credenciamento. “Como consequência, espera-se melhores serviços e menores preços, em especial para os usuários finais, além de maior robustez do sistema de pagamentos”, explicou.