Plataforma da Brink’s permite às fintechs usarem varejo como canal para saques

A empresa de soluções de segurança Brink’s anunciou na semana passada o lançamento da Brink’s Pay, uma plataforma que oferece às instituições financeiras e fintechs a oportunidade de proporcionar a seus clientes a chance de realizar saques em lojas do varejo como redes de farmácia e supermercados.

De acordo com uma notícia publicada pelo portal SEGS, a ferramenta poderá estar presente nos aplicativos dos bancos digitais ou convencionais e fintechs como uma função à disposição do cliente. Segundo a matéria, por um sistema de geolocalização, a solução indicará quais estabelecimentos credenciados permitem o serviço de saque, por meio da tecnologia QR-Code, dispensando o uso de cartões e PinPads.

A novidade, segundo seus criadores, leva mais conveniência para os clientes pois facilitará o saque, nas lojas de varejo credenciadas. Já os estabelecimentos varejistas também serão beneficiados, pois o dinheiro disponível em caixa estará sempre em circulação, proporcionando mais um mecanismo de “recolhimento de numerário” através do serviço de saque, além do incremento do fluxo de clientes no estabelecimento.

Nesta primeira etapa, o Brink’s Pay oferecerá o serviço de saques para um mercado que atualmente conta com cerca de 15 milhões de usuários, que poderão desfrutar dos benefícios da solução, uma vez contratada. A segunda fase está prevista para o segundo trimestre do ano que vem e trará como novidades a opção de depósito, troco digital e compras “on us” – modalidade que dispensa o uso de cartões e reduz significativamente o custo de intermediação entre o emissor e o consumidor final, conhecido por MDR.