Financiamento para fintechs alcança US$ 5,133 bilhões no segundo trimestre

A agência Reuters publicou ontem (25) uma matéria com base nos números do relatório da consultoria CB Insights sobre os investimentos feitos em fintechs durante o segundo trimestre deste ano. O levantamento aponta que ao todo o período registrou um total de US $ 5,133 bilhões de captação de fundos em empreendimentos do setor.

A reportagem informa que foram realizados 251 negócios no mundo no segundo trimestre, superando a maior marca anterior que era de 245 transações realizadas nos primeiros três meses do ano.  O estudo leva em consideração dados colhidos junto a empresas de capital de risco.

A CB Insights afirma ter apurado que o número de negócios na América do Norte caiu de 110 no último levantamento para 106 entre abril, maio e junho.  Na Europa, Oriente Médio e África, também houve queda, de 78 para 56 operações. Enquanto isso, na Ásia o comportamento foi inverso, subindo de 43 para 67.

Outra informação relevante apresentada pelo indicador é que o mundo chegou ao final do segundo trimestre com 26 fintechs consideradas “unicórnios”, ou seja; que alcançaram uma valorização superior a US $ 1 bilhão.

Cinco delas entraram para o seleto grupo no último trimestre. Seus nomes são Clover Health, Robinhood Financial LLC, Avidxchange Inc., Symphony e Tuandaiwang. Geograficamente os unicórnios estão divididos da seguinte forma: 15 na América do Norte, sete na Ásia e quatro na Europa.