Apple Pay começa a funcionar no Brasil em parceria com banco Itaú

Depois de muita expectativa finalmente começou a funcionar ontem (04) no Brasil o serviço de pagamentos via celular Apple Pay. A novidade chegou primeiro para os portadores dos cartões de crédito do banco Itaú Unibanco. Eles já podem cadastrar os dados de seus plásticos no aplicativo do sistema de pagamentos e usar iPhone e Apple Watch para realizar transações em lojas físicas no país. Desta forma é possível substituir a carteira tanto pelo smartphone quanto pelo relógio para realizar transações financeiras.

De acordo com reportagem publicada pelo portal da revista Exame, a Apple estima que mais de 60% dos terminais de pagamento dos estabelecimentos comerciais brasileiros estejam preparados para realizar transações com estes dispositivos por meio da tecnologia de comunicação por proximidade, chamada NFC.

A matéria informa que por um período de 90 dias a partir de ontem, o banco Itaú Unibanco tem exclusividade no Apple Pay, de acordo com Marcelo Kopel, diretor-executivo do Itaú.

O serviço é compatível com iPhones SE, 6, 6s, 7, 8 e X. Versões Plus também funcionam com a solução financeira. Todas as três versões existentes do Apple Watch funcionam como Pay.

As lojas interessadas em aceitar pagamentos via Apple Pay podem fazer cadastro na página oficial do serviço. Para isso os terminais de pagamentos devem receber uma atualização de software com o objetivo de habilitar a compatibilidade com o novo serviço de pagamentos.

Com o estabelecimento preparado para aceitar este tipo de transação, basta ao consumidor aproximar a parte de trás do smartphone sobre a tela do equipamento da loja e colocar o seu dedo sobre o sensor de impressões digitais Touch ID para realizar a transação.