Banco Neon esclarece que intervenção não está relacionada à conta digital

O Banco Central decretou sexta-feira (4) a liquidação extrajudicial do Banco Neon S.A. Em nota divulgada em seu site, o BC informa que a supervisão do órgão constatou o comprometimento da situação econômico-financeira da instituição bem como a existência de graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da instituição. Em um comunicado emitido o final do dia, o Neon explicou que o bloqueio se refere ao  Banco Neon S.A. (antigo Banco Pottencial).

“Queremos esclarecer que a sua conta digital é administrada pela Neon Pagamentos S.A. e a empresa que sofreu a intervenção foi o Banco Neon S.A”, diz o texto destinado a esclarecer aos clientes.

A fintech lembra que esse anúncio do BC não interfere na administração da Neon Pagamentos e cita que a empresa recebeu recentemente um grande investimento de fundos de venture capital, destinado ao futuro crescimento da empresa.

“Estamos focados em esclarecer as dúvidas, enquanto trabalhamos a todo vapor para resolver essa situação o mais rápido possível e voltarmos ao ritmo normal da nossa operação”, finaliza.

Na semana passada a imprensa informava que o banco havia conquistado um aporte de R$ 72 milhões em primeira grande rodada de investimentos (série A). Entre os investidores estariam o fundo brasileiro Monashees e o Omidyar Network, do fundador do eBay, o bilionário Pierre Omidyar.

A própria nota do BC também informa que as irregularidades encontradas no Banco Neon não estão relacionadas com a abertura e movimentação de conta digital ou com a emissão de cartões pré-pagos, objeto de acordo operacional com a empresa Neon Pagamentos S.A. para estruturação de plataforma de banco digital integrada com a gestão de contas de pagamento.