Fintech Ame Digital anuncia compra da plataforma de open banking Bit Capital

Em comunicado ao mercado enviado à CVM, a fintech Ame Digital, que pertence às Lojas Americanas e à B2W, anunciou ontem (7) ter adquirido a startup Bit Capital. O valor da negociação não foi revelado.

A Bit Capital é uma plataforma de open banking baseada em blockchain e APIs que se integra ao BackOffice dos bancos tradicionais e fornece a instituições licenciadas ou não licenciadas uma alternativa econômica, fácil e rápida de lançar vários produtos e serviços financeiros como contas digitais e cartões, por exemplo.

A fintech também oferece soluções de integração com o PIX.

A aquisição, de acordo com a empresa, está em linha com o plano de negócios da Ame, e permite a aceleração do seu desenvolvimento. O texto diz ainda que é prematuro estimar quais serão os efeitos da compra da Bit Capital nos resultados da Americanas e da B2W.

A Ame é um meio de pagamento digital que permite transações em lojas físicas e online, recarga de telefone celular, compra de créditos de jogos, abastecimento de combustível e outras funções. Seu modelo tem como diferencial a abordagem do cashback.

A fintech conta com 14,5 milhões de downloads e presença em 1,7 mil lojas físicas da Americanas, além dos sites Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato.

Ao fazer um pagamento pelo aplicativo da Ame em uma das lojas e estabelecimentos parceiros, parte do valor dos produtos volta para o usuário que é informado dos valores a que tem direito no site da loja parceira no momento do fechamento da compra e no extrato da conta Ame.