Reconhecer seu papel em um ecossistema mais amplo será fundamental para os bancos

Acostumados a executar funções tradicionais e históricas desde sua invenção, os bancos de varejo precisarão entender a necessidade de uma rápida adaptação os novos tempos para manter o protagonismo. Essa é uma das principais indicações do estudo  “Futuro do banco de varejo” produzido pela KPMG.

De acordo com o trabalho, essas instituições precisarão ter atenção especial a cinco temas estratégicos que impactarão significativamente os modelos de negócios. Além de reconhecerem o papel do banco dentro de um ecossistema mais amplo, elas terão que identificar e atender as necessidades dos clientes; focar em custo de condução e eficiência; adotar novas formas de trabalho; e atender ao aumento do volume de mudanças regulatórias.

Os responsáveis pela pesquisa também afirmam que os três modelos de banco de varejo com maior probabilidade de dominar o mercado financeiro são os seguintes:

  • Bancos universais;
  • Instituições financeiras focadas em transações;
  • Bancos com foco ambiental.

Para eles,  o sucesso dos bancos universais será baseado em dados e no desenvolvimento de ecossistemas próprios para atender a maioria dos clientes. O argumento é que isso permitirá que as instituições financeiras possam gerar novos negócios enquanto ajudam os consumidores a economizar em grandes gastos.

Já as instituições focadas em transações terão vantagem se priorizarem uma economia única, garantindo que o custo unitário das transações seja coberto pela receita gerada. Esse modelo é focado em segmentos específicos de clientes, além de constantemente inovar e expandir os serviços.

Finalmente,  as instituições direcionadas às questões ambientais podem se beneficiar do fato de os bancos terem uma compreensão mais profunda dos clientes, como hábitos de gastos e necessidades de crédito.

Em uma matéria  sobre o assunto publicada no portal TI Inside, o sócio-líder do setor financeiro da KPMG na América do Sul, Ricardo Anhesini, afirma que os novos modelos de bancos de varejo precisarão ter maturidade em questões de estratégia e ações baseadas em intuições, produtos e serviços inovadores, e interações perfeitas com o comércio.