Pix vence categoria de Inovação em Pagamentos em competição global entre bancos centrais

Na semana passada o Pix foi anunciado como vencedor na categoria Payment Innovation, na premiação Fintech & Regtech Global Awards 2021. A competição que está na quarta edição e é realizado anualmente pela Central Banking, publicação exclusivamente online especializada em assuntos afetos a bancos centrais,  avaliou iniciativas de pagamento que foram lançadas nos últimos 12 meses, controladas ou supervisionadas por um banco central ou outro regulador financeiro.

Os principais critérios exigiam que a solução tivesse como base o uso de uma nova tecnologia, resultasse em ganhos de eficiência, tanto em custos, como em velocidade, além de ter contribuído para a inclusão financeira.

“É uma grande honra receber esse prêmio, ter esse importante reconhecimento do Central Banking Awards 2021. O Pix contribui de maneira decisiva para a democratização do acesso a meios eletrônicos de pagamento e impulsiona a competição e gera mais eficiência no mercado. Ele atingiu resultados expressivos em um curto período e continua crescendo a cada semana”, disse o presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Campos Neto fez questão de agradecer o time “incrível” que tem trabalhado na implementação e na operacionalização do Pix e disse que o BC tem atuado para o desenvolvimento de novas funcionalidades do ecossistema, como “no futuro, a possibilidade de incluir pagamentos instantâneos de outros países”.

Recentemente, o Banco Central do Brasil também foi premiado nas categorias gerenciamento de riscos e melhor site de banco central (2020) e iniciativa de sandbox.