Clientes do St Marche podem fazer pagamento com reconhecimento facial da Payface

Desde a semana passada, os clientes da rede de supermercados ST Marche de São Paulo, das unidades Rebouças, Itaim, Brooklin, Moema Pavão e Moema Jauaperi já podem experimentar o pagamento por meio de reconhecimento facial. A novidade está sendo disponibilizada por meio de uma parceria da startup de tecnologia Payface com a Mastercard.

A solução permite que, usando apenas o rosto, o consumidor possa se identificar no programa de fidelidade do St Marche, Você Marche, para ter acesso a ofertas e benefícios exclusivos e, na hora do pagamento, fazer suas compras sem precisar estar portando o cartão ou seu próprio celular.

Segundo Bernardo Ouro Preto, CEO e fundador do St Marche, que soma 25 lojas, o supermercado tem o perfil ideal para implementação da tecnologia. “A participação é aderente a nossa estratégia de negócio, já que somos uma das principais redes varejistas de alimentos focada nas características inerentes do projeto – inovação, praticidade e exclusividade. A gente quer ser líder em retail tech”, afirma Ouro Preto. “O pagamento com o rosto permitirá que a modernização dentro das nossas lojas vá além dos produtos oferecidos, trazendo a melhor experiência para os clientes também no momento de checkout”, completa.

O projeto é resultado do programa global da Mastercard, para meios de pagamento com biometria, o “Biometric Checkout” – um conjunto de padrões da líder global de pagamentos que permite que bancos, varejistas e provedores de tecnologia garantam a privacidade de dados pessoais ao oferecerem meios disruptivos de pagamento por biometria sem toque, como o reconhecimento facial.

A Payface foi a única fintech latino-americana selecionada para o Start Path, um programa de aceleração de empresas da Mastercard. Apenas nove empresas foram selecionadas, entre 1,5 mil candidatas. Do grupo, seis são dos Estados Unidos, duas da Austrália e uma brasileira.

O projeto vai ativar 40 PDVs e terá  uma campanha promocional até o início do mês de agosto, com desconto de 5% nas compras feitas, com a tecnologia, nas lojas participantes.