Banco Mundial Feminino abre inscrições para o Desafio de Inovação Fintech 2023

O Women’s World Banking anunciou hoje (3) a abertura de inscrições para o Fintech Innovation Challenge 2023, uma competição global para destacar soluções focadas em eliminar a lacuna de gênero por meio de serviços financeiros digitais.  Em seu quarto ano, a competição de fintechs centrada em mulheres, fornecerá uma plataforma para fintechs que trabalham para enfrentar os desafios persistentes no atendimento ao mercado de mulheres de baixa renda.

De acordo com o último Relatório Global Findex, o número de mulheres que adotam serviços financeiros digitais aumentou drasticamente desde 2017, com a diferença de gênero caindo de 9% para 6% nos principais mercados emergentes. Mas, apesar desses avanços, 742 milhões de mulheres ainda estão excluídas do setor financeiro formal, e as mulheres têm 31% mais probabilidade do que os homens de ter uma conta bancária inativa.

“Para alcançar a promessa de crescimento inclusivo para a economia global, as mulheres precisam de acesso igual a produtos financeiros, serviços, habilidades e tecnologia”, disse Mary Ellen Iskenderian, presidente e CEO do Women’s World Banking. “As fintechs estão em uma posição única para ajudar a fechar a lacuna de serviços financeiros digitais porque têm a capacidade de fornecer produtos e serviços de maneira diferente e podem atender com eficiência às necessidades de mulheres de baixa renda de maneiras que os provedores de serviços financeiros tradicionais não podem ou não querem. “

As inscrições para o Desafio estarão abertas até o dia 15 de setembro. As categorias de entrada incluem, mas não estão limitadas a:

  • Envio e recebimento de dinheiro
  • Crédito para micro, pequenas e médias empresas lideradas por mulheres (MPMEs)
  • Produtos de rede de segurança (seguros, poupança e pensões)
  • Além do dinheiro (capacidades financeiras e digitais e outros serviços de suporte aos negócios)

As quatro finalistas do Desafio participarão de uma competição de pitch presencial em fevereiro em Dubai, e serão aceleradas para participar do Women’s Economic Empowerment Accelerator, desenvolvido pelo Miller Center for Social Entrepreneurship da Santa Clara University. Eles também receberão conselhos de pitch e uma consultoria de design de UX. A vencedora do Grande Prêmio terá acesso aos principais eventos de fintech de 2023, como Point Zero, Elevandi Connects e Singapore Fintech Festival, além de um convite para palestrante no evento Women’s World Banking Making Finance Work for Women.

Todas as fintechs fundadas por mulheres que chegarem ao top 12 da competição serão selecionadas para o primeiro Círculo de Fundadoras Femininas, uma rede exclusiva de fintechs fundadas por mulheres com ideias semelhantes, e serão promovidas por meio de uma robusta comunicação integrada, marketing e campanha de mídia.

As doze finalistas e as participantes do Círculo de Fundadoras Femininas serão anunciadas em 26 de outubro, com as quatro finalistas anunciadas em 9 de janeiro de 2023. O vencedor do Grande Prêmio do Fintech Innovation Challenge será anunciado em Dubai, em 16 de fevereiro de 2023, após a competição de pitch.