Estratégia para o metaverso é tema central do Anuário Brasileiro de Bancos

Depois de dois anos limitado à versão digital devido à pandemia do Covid-19, o Anuário Brasileiro de Bancos volta a ter em 2022 sua versão impressa. A publicação da Cantarino Brasileiro, que chega neste ano à sua 17ª edição, será distribuída hoje (9) no Febraban Tech, enquanto a versão digital estará disponível para download no site a partir de quarta-feira, dia 10.

“As oportunidades do metaverso para o setor financeiro” é a pauta que ganha a capa dessa edição. Na reportagem, Guilherme Rangel, pesquisador que foi eleito pela Thinkers360 como uma das 50 vozes mais influentes no mundo na área de realidade virtual e aumentada, avalia as oportunidades que essa tecnologia traz aos players do ecossistema financeiro, enquanto o Banco do Brasil apresenta detalhes sobre a recém-anunciada empreitada no metaverso do Roblox.

A adaptação das instituições financeiras na acirrada corrida pela preferência do consumidor é outra vertente temática abordada na edição que mostra como o Bank as a Service tem se estabelecido como uma das estratégias dos bancos tradicionais na expansão na oferta de novos serviços e produtos e na sua “virada digital”, inspirada pela entrada dos neobanks na competição.

Para promover conexões e intensificar a jornada digital do ecossistema, dois tradicionais conteúdos se mantêm a cada edição da revista, em caráter evolutivo: o Panorama dos Bancos (Raio X) e o Balanço Geral.

No primeiro, a Cantarino Brasileiro reúne os dados quantitativos e qualitativos captados através de um questionário enviado à 37 instituições classificadas pelo Banco Central como S1 e S2 – referindo-se a instituições com porte (Exposição/Produto Interno Bruto) superior a 10% e igual ou superior a 1% do PIB, respectivamente. Nesta edição, a adesão chegou a 19 instituições respondentes.

Foram compartilhados dados sobre as principais ações em tecnologia previstas para 2023 e 2024, iniciativas em BaaS, metaverso, blockchain, ESG e educação financeira. A edição é patrocinada por empresas de peso no ecossistema financeiro como Akamai, Backbase, Diebold Nixdorf, Embratel, Brink’s, Intel, Nuance, RankMyApp, Stefanini, Talkdesk, Tecban e Technisys.