Torq faz meetup sobre lei de proteção de dados e identidade em blockchain

Na próxima quinta-feira (27) a plataforma colaborativa de inovação para serviços financeiros Torq realizará o meetup “Lei De Proteção de Dados e Identidade em Blockchain”. O objetivo da iniciativa é ressaltar a necessidade das empresas se adequarem rapidamente às novas regulamentações uma vez que o assunto tem sido um dos mais debatidos tanto no Brasil como no exterior, resultando nas leis GDPR (General Data Protection) na Europa e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil.

Os participantes abordarão também as dúvidas e cases que tem surgido sobre o potencial da tecnologia Blockchain de aumentar o controle sobre a identidade e privacidade de informações. Um dos pontos polêmicos é a questão da imutabilidade de dados trazida pela tecnologia. Este fator poderia trazer desafios à implantação das novas regras, como por exemplo, a dificuldade de garantir a exclusão do histórico de informações de um cliente.

A discussão contará com a participação de Rodrigo Vieira, advogado com mais de 20 anos de atuação no setor empresarial e desde 2016 focado em inovação e novas tecnologias, startups, investimento anjo, Venture Capital e Corporate Venture. Atualmente é sócio no PG Advogados.

Outro debatedor será Marcelo Creimer, profissional de TI com mais de 20 anos de experiência, atuando como Innovation Manager na Ezly Tecnologia. Ele é focado em soluções corporativas de Blockchain com destaque para Ethereum e Hyperledger Fabric.

O terceiro especialista será Edilson Osorio Junior, Cientista computacional, professor e especialista em segurança da informação e infraestrutura. Ele atuou como consultor em Blockchain e Big-Data do ITS-Rio para o projeto Mudamos desenvolvendo a camada de autenticidade, identidade e assinaturas em Blockchain, e auxiliou na coordenação de projeto de pesquisa da FGV Direito-SP na área de guarda de dados pessoais. Edilson fundou em 2015 a OriginalMy.com, a primeira empresa brasileira a utilizar a tecnologia blockchain como protocolo para registrar, autenticar e certificar criptograficamente identidades, contratos e outros documentos digitais diretamente em diversos blockchains públicos e privados.

O meetup terá início às 18 horas, com o cadastro dos participantes, às 18h30 começam as apresentações dos convidados e às 20 horas terá início o painel de discussões. O encerramento será feito com happy hour marcado para as 21 horas.

O Torq fica na Alameda Santos, 415, 14º andar, Cerqueira César, São Paulo, SP e as inscrições podem ser feita até a data do evento.