BNDES abre inscrições para fintechs em desafio e hackathon focados em microcrédito

A partir de hoje (2), fintechs, cooperativas de crédito, empresas e associações podem fazer suas inscrições para participar de duas chamadas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) focadas no desenvolvimento de soluções inovadoras para o segmento de microcrédito. Uma delas é o Desafio Microcrédito, que selecionará propostas para o fomento ao microcrédito, como modelos de análise de crédito. A outra consiste no Hackathon, uma maratona tecnológica para produção de protótipos digitais.

O objetivo é construir de forma aberta e colaborativa com a sociedade soluções inovadoras para os problemas do microcrédito no Brasil, assim como estimular o desenvolvimento de estudos e análises sobre o tema.

No caso do Desafio Microcrédito, o   objetivo é a busca de soluções que contemplem propostas de atuação do BNDES, políticas públicas, parcerias público-privadas e soluções de mercado direcionadas a problemas do microcrédito. Além de fintechs, ele é voltado a pessoas jurídicas de direito público ou privado, como OSCIPs e para pessoas físicas que atuam com microcrédito, tais como profissionais da academia, agentes de crédito e consultores.

A submissão de propostas ao BNDES deverá ser feita até 20 de outubro. Dez finalistas apresentarão suas soluções em 30 de novembro para uma banca de avaliação, quando serão divulgadas as vencedoras.

Os responsáveis pelos três projetos melhores classificados terão a oportunidade de participar de um período de desenvolvimento de suas propostas com acompanhamento de empregados do BNDES com expertise sobre o tema. Além da exposição e visibilidade da solução para os principais atores do ecossistema de microcrédito no Brasil, os participantes têm a possibilidade de desenvolver potenciais oportunidades de negócio com o BNDES e rede de instituições parceiras.

As soluções podem ter relação com a profissionalização, capacitação digital e financeira de microempreendedores, aprimoramento da análise de crédito (em especial de clientes sem histórico bancário), formas de atendimento que impulsionem o mercado de microcrédito, além de atração de novos clientes, atendimento de regiões mais afastadas e a criação de novos instrumentos financeiros.

Já o Hackathon tem o objetivo de fomentar ideias inovadoras por meio da conexão entre participantes e mentores especialistas em microcrédito. Ele consistirá em uma competição online com base em desafios no tema na qual deverão ser desenvolvidos protótipos digitais das soluções propostas. A maratona de programação de um final de semana será realizada em 8 de outubro.

Poderão participar do Hackathon pessoas físicas em geral, tais como desenvolvedores, empreendedores, consultores, professores e estudantes. As três melhores soluções dividirão uma premiação de R$ 30 mil. As inscrições têm vagas limitadas para participantes.

Para auxiliar na execução das iniciativas o BNDES contratou a Sai do Papel, consultoria de inovação, que oferece uma plataforma tecnológica e o serviço de consultoria técnica especializada em hackathons e em desafios de inovação aberta.