Futuro da identidade digital no Brasil é foco de encontro em São Paulo

Na próxima sexta-feira (1) será realizada em São Paulo a primeira edição do Future ID Summit, encontro dos profissionais que atuam nas áreas de gestão de riscos e de prevenção a fraudes de identidade.  A iniciativa realizada pelo ecossistema One Click BR, que reúne as empresas Clearsale, Confi e pelo CPQD, tem a a proposta de debater o futuro da identidade digital no Brasil, abordar tendências e soluções para os desafios enfrentados em diversos segmentos com o objetivo de aumentar a segurança das transações realizadas pela internet, por meio do uso de identidade digital baseada em blockchain.

“O objetivo do Future ID Summit é proporcionar novos insights para os planejamentos de 2024 das empresas e organizações que utilizam soluções de identidade digital”, explica Luiz Gilberto Camargo, líder de novas identidades e economia tokenizada da Clearsale. “Para isso, estamos convidando especialistas nessa área e também representantes de empresas de vários setores, como varejo, instituições financeiras e organizações públicas, para discutir questões relevantes relacionadas à fraude de identidade, autenticação digital, uso de biometria e interoperabilidade de soluções de identidade, entre outros assuntos”, acrescenta.

Um dos destaques do evento será a apresentação do piloto da solução One Click BR para o varejo, que vem sendo desenvolvida em parceria pelo CPQD, ClearSale e Confi. A solução utiliza como infraestrutura a plataforma iD do CPQD, que funciona como um serviço para a criação, verificação, assinatura digital e customização de identidade digital de pessoas e empresas. Esses recursos são combinados com o serviço da ClearSale, que atua na validação dos dados de usuários e na emissão de credenciais verificáveis, considerando o histórico de combate às fraudes no varejo online. Para o gerenciamento das credenciais pelo usuário, a solução incorpora o aplicativo Confi, que funciona como carteira digital e, principalmente, conecta pessoas a lojas online, permitindo o monitoramento das compras pela internet via celular, com notificações em tempo real.

“O diferencial do One Click BR é a criação de um ecossistema aberto em torno dessa solução, que inclui empresas com conhecimento e experiência em fraudes, em identidade digital e em e-commerce”, ressalta Fernando Marino, gerente de Soluções de Identidade Digital do CPQD. “É a primeira iniciativa no país envolvendo o uso de identidade digital no varejo, que irá trazer também uma melhoria na experiência do usuário de e-commerce”, acrescenta.

O Future ID Summit é um evento exclusivo para convidados, com vagas limitadas, que será realizado na Casa Oracle, loja conceito da Oracle que fica em São Paulo. A programação terá início às 8h30, com um café da manhã, e deverá se estender até 13h, incluindo a realização de painéis, apresentação de soluções e visita à loja conceito. Interessados em participar do evento devem enviar e-mail para ademarj@cpqd.com.br